terça-feira, 3 de junho de 2008

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


O processo de leitura não pode ser estático, mas sim, vivo e dramático, para que o leitor se envolva numa produção de construção de sentido.
Através do confronto de leitor com sua experiência dá-se interação, possibilitando mobilização das faculdades perceptivas e imaginativas do leitor.
Mas, para que o leitor possa discordar, interferir, emfim construir um sentido que possibilite descobrir verdades, saberes e dizeres, é necessário que ele dialogue com o texto. Stanly Fish afirma que a leitura vai além do texto, perque o leitor interage com o texto, apropria-se, utiliza-o na sua comunidade interpretativa.
O aluno deve, pois, ser preparado para o discurso científico em que predomina a compreensão de conceitos, a apresentação de informações novas e de descrições de problemas, argumentos a favor ou contra de uma determinada hipótese ou teoria. É imprescindível que o aluno vá dominando, de acordo, com a sua escolaridade, as condições de produção desse discurso.

A TRANSCENDÊNCIA DA LEITURA


TEMÁTICA



Exercendo a leitura que o aluno se preparará para deduzir ele mesmo a teoria de suas leis. Por isso, este projeto propõe a organização do sentido amplo da leitura, levando-o a liberação do imaginário criativo e a ampliação de sua visão de mundo.


PROBLEMÁTICA


A priori muitos alunos conseguem acompanhar as aulas, participam das discussões orais, demonstram até uma certa compreensão do conteúdo trabalhado, mas em interpretar o que está sendo solicitado.

Sabendo que a leitura vai além da decodificação, constatamos que o nosso alunado apenas decodifica, não conseguindo interpretar textos pequenos ou os enunciados das questões.