quarta-feira, 4 de junho de 2008


METODOLOGIA
1. Sensibilização
. Mini-aula - apresentação do projeto aos professores com o intuito de envolvê-los no
andamento do processo.
. Palestra com Arquimedes Santos para estimular os alunos a criação de personagens,
emprego adequado da linguagem utilizada em tirinhas bem como o tipo de letra.
2. Dinâmicas
. Dinâmica da descoberta.
. Dinâmica do envelope.
As dinâmicas propiciarão aos alunos a compreensão e a distinção entre os gêneros textuais:
charges,cartuns, tirinhas e histórias em quadrinho.
3. Leitura dos gêneros textuais , acima citados, estão relacionados a abordagem de diversos
temas. Para suporte e diversificação do trabalho serão apresentados com o auxílio do retro-
projetor , cartazes ou episcópio.
4 . Exposição do filme: " Turma da Mônica" para uma abordagem geral do assunto estudado.
5. Análise do Hino Nacional
. Levantamento do vocabulário desconhecido, interpretação das estrofes, análise crítica
estabelecendo um paralelo com a realidade, elaboração de um texto crítico, transformação
dos textos produzidos em cartuns ou tirinhas.
6. Aula _ expositiva, pesquisas, seminários em todas as disciplinas relacionados aos assuntos
citados no item 03 e descritos na equipe de trabalho.
7. Confecção do Mural com as pesquisas realizadas pelos alunos e os trabalhos produzidos.
8. Culminância do projeto
. Exposiçaõ dos trabalhos em stands por temas e séries.
. Apresentação de dança .
. Apresentação de peça teatral.

OBLETIVO GERAL

Este projeto visa levar o aluno a entender o funcionamento da língua como um sistema de estruturas, expandindo assim sua possibilidade de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica de textos diversificados.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

. Executar a interpretação que gradativamente irá contribuir para construção do sentido do
texto pelo o aluno, abrangendo questões de conteúdo, estrutura e análise do discurso.
. Analisar os recursos expressivos e coesivos do texto, questões interativas e intertextuais.
.Analisar o gênero do texto em questão.
.Explorar idéias que vão além das apresentadas no texto.
.Favorecer o uso efetivo da linguagem oral.
.Criar situações reais (ou menos artificial possível ) de produção.
.Valorizar a interlocução (troca de idéias, experiências, vivências... ) promovendo a
socialização da classe.