segunda-feira, 9 de junho de 2008

LITERATURA






O TROVADORISMO




PRIMEIRA ÉPOCA MEDIEVAL
TROVADORISMO= primeiros escritos de produção da época medieval
Trovadorismo
POESIA ----------- Lírica ---Cantigas de amigo
Cantigas de ninar
Satírica ---Cantigas de escárnio
Cantigas de maldizer



As poesias eram memorizadas e transmitidas oralmente. Sendo as poesias cantadas
e acompanhadas de instrumentos , portanto foram denominadas de "cantigas".
Os autores (compositores) dessas cantigas eram chamados de " Trovadores"( pessoas
que faziam trovas , rimas).
Trova = quadrinha que apresenta redondilhas maiores ou heptassílabo (sete sílabas)
Jograis = pessoas que cantavam e executavam mais não criavam.
Cancioneiros =coletânea de poemas ( reuniões de vários poetas gue declamavam vários
tipos de poesias).


Cancioneiros importantes:

Cancioneiro da Ajuda Séc. XIV
O Cancioneiro da Vaticana Séc. XV
O Cancioneiro da Biblioteca Nacional ou Cancioneiro Colocci- Branceitti XIV



Gênero Lírico------Cantigas de amigo
------ Cantigas de amor
Gênero Satírico-----Cantigas de escárnio
Cantigas de maldizer



Cantigas de amigo e Cantigas de amor = trovadores em geral nobres do sexo masculino
,em festas rurais e populares,acompanhadas de música e dança, com vestígios da cultura
àrabe.
Cantiga mais antiga: A Cantiga de Ribeirinha ou Cantiga da Guarvaia ( Paulo Soares
de Taveirós)



Cantigas de amigo:
_ raízes de Provença ,região sul da França
_ o "eu lírico " = intenção argumentativa;
_ convencer a mulher amada a aceitar seu amor;
_ mais trabalhadas (idéias e emoções )


Cantigas de escárnio:
_registro da sociedade medieval portuguesa em seus aspectos culturais, morais,
linguísticos;
_caminho poético próprio;
_explorando diferentes recursos expressivos;
_ crítica de costumes;
_ linguagem carregada de ironia, sutileza, trocadilhos e ambiguidades;
_ não identifica o nome da pessoa.


Cantigas de maldizer:
_crítica direta em forma de zombaria;
_linguagem grosseira, as vezes obscena;
_identifica o nome da pessoa atingida.


INTERPRETAÇÃO

Q1 _ O que marcou a primeira época medieval ?
Q2 _ Como caracteriza-se o séc. XII a XIV ?
Q3 _ Diferencie a poesia lírica e justifique .
Q4 _ Diferncie a poesia satírica e justifique .


SEGUNDA ÉPOCA MEDIEVAL ( SÉC. XV -----XVI



Transição do mundo medieval para o mundo moderno. Início com o


Renascimento ( séc. XVI )


Literatura = registra a consolidação da prosa historiográfica e do teatro.


A poesia = sem acompanhamento musical e enriquece-se do ponto de vista formal.


POESIA PALACÍANA :


_ maior elaboração;


_ uso de redondilhas (a menor com cinco sílabas e a maior com sete sílabas);


_ ambiguidades;


_ aliterações,


_ figuras de linguagem ;


_ plano amoroso : certa sensualidade e intimidade em relação à mulher.


visão idealizada e platônica da mulher.



A PROSA HISTORIOGRÁFICA : são crônicas voltadas para os acontecimentos de


Portugal.



O TEATRO : ligado à igreja;


realizado em datas religiosas, ilustrando passagens da bíblia ou representando


a história dos santos.



GIL VICENTE


Início do teatro leigo, não religioso, praticado fora da igreja.


Embora tenha escrito peças de fundo religioso, seu objetivo era demonstrar como o ser humano _ independente de classe social , raça , sexo ou religião _ é egoísta, falso , mentiroso ,


orgulhoso e frágil diante dos apelos da carne e do dinheiro.


OBRAS:


Auto das barcas ( Auto da barca do inferno );


Auto do purgatório e Auto da barca da glória;


Auto da Índia , O velho da horta e Farsa de Inês Pereira.



INTERPRETAÇÃO



Q1 - Qual o marco da segunda época medieval ?


Q2 - Como evoluiu na literatura ?


Q3 - De que modo a poesia , a prosa e o teatro se apresentavam ?


Q4 - Fale sobre Gil Vicente .




ERA CLÁSSICA
O CLASSICISMO

CLASSICISMO OU QUINHENTISMO = literatura produzida durante a vigência
do RENASCIMENTO . Profundas transformações sociais, econômicas, culturais e religiosas,
substituiu a fé medieval pela razão, o cristianismo pela mitologia greco-latina e o homem como
centro de todas as coisas ( Antropocentrismo). O homem do séc. XVI se volta para a realidade
concreta e acredita em sua capacidade de dominar e transformar o mundo.


RENASCIMENTO = amplo movimento artístico, cultural e científico que ocorreu
no séc. XVI, inspirado nas idéias e nos textos da cultura clássica greco-latina.


HUMANISTAS =escritores e intelectuais, que tinham interesse pela cultura clássica,
eles liam e traduziam autores latinos e gregos ( séc. XII, na Itália)
Principais :

DANTE ALIGHIE = autor da " Divina Comédia ";
criou a medida nova ( verso dacassílabo );
abandono das redondilhas ( agora chamada de medida velha ).
PETRARCA = compôs seu Cancioneiro com 35O poemas, na maior parte sonetos.
cantava o amor platônico espiritualizado por Laura.
SONETOS =Italiano, uma forma fixa, com 04 estrofes, dispostas em :
a primeira e a segunda, com 4 versos; a terceira e a quarta,
com 3 versos.
BOCACCIO =escreveu "Decameron", obra de narrativas curtas e picantes, que retra-
tavam criticamente a realidade cotidiana.



ANTIGUIDADE -------------Cultura Grega ( séc. XII a.c. _ II a.c. )
Cultura Latina (séc. VI a.c. _ V a.c. )


IDADE MÉDIA -------------Alta Idade Média ( séc. V _ XI /XII )
Baixa Idade Média ( séc. XII _ XV )

ERA CLÁSSICA ------------Classicismo ( séc. XVI )
Barroco ( séc. XVII )
Arcadismo ( séc. XVIII )


LUÍS DE CAMÕES

Com o poema épico " Os Lusíadas", projetou na literatura portuguesa uma obra épica que
registrava e traduzia o sentimento de euforia e nacionalidade da época. Principal expressão
do Renascimento português.

POESIA LÍRICA
_ medida velha ( redondilhas );
_ medida nova ( decassílabos );

Tipos : o soneto, as éclogas, as odes, as oitavas e as elegias.