quinta-feira, 5 de junho de 2008


AVALIAÇÃO
A avaliação deste projeto deverá ser expresso a partir de uma visão crítica, considerando
mais os aspectos qualitativos, ou seja as produções discursivas realizadas a partir das leituras
realizadas ; levando sempre em consideração que cada indivíduo possui suas próprias estra-
tégias cognitivas de leitura. Além das produções discursivas, os alunos irão, produzir tirinhas
,hist0rias em quadrinho, charges e cartuns para demonstrarem tanto distinção dos tipos tra-
balhados quanto dos conteúdos discutidos.
Pressupõe também:
. a seleção dos meios necessários para o desenvolvimento do projeto: cartum, tirinhas, char-
ges;
. a divisão de tarefas;
. o estabelecimento de um cronograma que inclua todas as etapas do processo;
. acompanhamento e avaliação contínuas das atividades em andamento;
. fase de elaboração de síntese, generalizações. Etapa de exposição dos projetos do trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel : Assoeste,
1984/ 1997
----------------Portos de passagem. São Paulo:Martins fontes, 1997..
ORLANDI, Eni Puccinelli: A Linguagem e seu funcionamento :as formas do discurso. 4 edição,
Campinas, SP: POntes, 1996.
POSSENTI, Sírio. " Língua e discurso ", in Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo:
Martins Fontes, 1993.
SMITH, Frank. Compreendendo a leitura. Porto Alegre Artes Médicas, 1991.

RECURSOS MATERIAIS
Televisão / DVD / Retroprojetor / Transparência / Revistas / Jornais /Lápis / Hidrocor/
Papel Ofício / Xérox / Filmes / Som / CD / Pincel Atômico / Papel Metro / Cartolina /
Fita Crepe / Régua / Cola / Tesoura.
CRONOGRAMA
Este projeto foi executado durante a II UNIDADE do ano letivo de 2006.
Professores Autores: Ana Kátia
Marilda
Rogéria
Vera Neuza
EQUIPE DE TRABALHO
LÍNGUA PORTUGUESA / INGLÊS / ARTES
Estabelecendo uma relação dialógica com leitura e interpretação o aluno, em conjunto
com o professor e seus colegas, exercerá a prática de refletir ( pensar sobre seu modo
de pensar, reconhecer, situar, problematizar, verificar, relacionar,relativizar,etc.) com
o objetivo de construir coletivamente o conhecimento e analizar criticamente os proble-
mas sociais, bem como ler e confeccionar: história em quadrinhos, cartuns, charges,
linguagem não-verbal.
MATEMÁTICA
Propostas de trabalho sobre diversos assuntos,problematizando-os a partir dos ele-
mentos básicos geométricos que constituem a realidade e a cultura dos alunos, jogos,
dinâmicas, tirinhas.
CIÊNCIAS
Ações pedagógicas libertadoras, pautadas na construção do conhecimento de forma crítica,
engajada na realidade, de modo a privilegiar a relação teoria-prática, na busca de apreensão
das diferentes mudanças do saber: Kit de ciências, receitas, dietas.
HISTÓRIA
Percurso por um tema-problema, que irá favorecer a análise, a interpretação e a crítica
(como contraste de pontos de vista) em que predominará a atitude de cooperação em todos
os aspectos relevantes nesse processo: cartum, charge, linguagem não-verbal.
GEOGRAFIA
Avaliação do conhecimento prévio do aluno em relação ao tema globalização, às seguências
discursivas predominantes, considerando aspectos externos e internos que o caracterizam.
Desta forma, os alunos terão oportunidades de fazer inferências, de levantar hipóteses sobre
o que vão estudar: tirinhas sobre o tema, mapas, gráficos.