sexta-feira, 7 de novembro de 2008

ARCADISMO

Séc. XVIII com o Renascimento e que resultou:
O ILUMINISMO = Filosofia
O EMPIRISMO = Ciência
O NEOCLASSICISMO OU ARCADISMO = Literatura

ARCADISMO = transformações por que passou a sociedade européia e a brasileira no séc. XVIII. Os artistas procuravam recuperar e imitar os padrões artísticos do Renascimento.

Na ITÁLIA = criaram em 1690 uma academia literária, denominada ARCÁDIA, procurando imitar a lenda grega. Com ideais de vida simples e natural.

No BRASIL e em PORTUGAL = a literatura se deu em torno dos modelos do Arcadismo Italiano, com a fundação de academias literárias, simulação de vida pastoral, ambientação campestre.

LINGUAGEM ÁRCADE= é a expressão das idéias e dos sentimentos do artista do séc. XVIII.

CARACTERÍSTICAS:

_o desprezo pela vida urbana;

_ o gosto pela paisagem campestre;

_o ideal de uma vida simples, integrada à natureza;

_ a presença de elementos da cultura greco-latina;

_ equilíbrio espiritual;

_racionalismo;

_cultivo de formas clássicas ( soneto e o verso decassílabo);

_ uso de uma linguagem simples ( vocabulário comum);

_ orações na ordem direta;

_poucas figuras de linguagem;

_ fugere urbem ( fuga da cidade) =os árcades defendiam o bucolismo como ideal de vida, o viver de modo simples e natural no campo.

_ aurea mediocritas ( vida medíocre materialmente mais rica em realizações espirituais)= a idealização de uma vida pobre e feliz no campo, em oposição à vida luxuosa e triste na cidade.

_ idéias iluministas = como expressão artística da burguesia. Idéias políticos e ideológicas dessa classe que defendiam o uso da razão e combatiam o Absolutismo.

_ convencionalismo amoroso = na poesia árcade quase sempre um pastor confessa o seu amor a uma pastora e a convida para aproveitarem a vida junto à natureza( impede a livre expressão dos sentimentos).

_ carpe diem = o desejo de aproveitar o dia e a vida enquanto é possivel.

ARCADISMO

Expressão artística da burguesia. Idealização da vida natural, em oposição à vida urbana;a humildade, em oposição aos gastos exorbitantes da nobreza; o racionalismo, em oposição a fé; a linguagem simples e direta, em oposição à linguagem complexa e elitista do Barroco. Uma contestação política pois propunham uma sociedade mais justa, racional e livre. Uma arte revolucionária no ponto de vista ideológico e é uma arte conservadora do ponto de vista estético.

Nenhum comentário: